quinta-feira, 5 de março de 2009

PESOS E COMBUSTIVEL NA HORA DO VOO

Pesos e Combustivel na hora do Voo

Agora vou falar um pouco sobre o peso da aeronave e o cálculo de combustível. Bom, como velocidade, existem vários "tipos" de peso. O ZFW (Zero Fuel Weight - Peso total sem combustível) é o peso da aeronave, tirando apenas o peso do combustível. Conta peso de bagagem, passageiros e tripulação. O GW (Gross Weight - Peso grosso) é o peso total da aeronave, com tudo, como peso de passageiros, bagagem, tripulação e combustível. O EW (Empty Weght - Peso vazio) é o peso da aeronave completamente vazia, sem combustível, sem tripulação, sem passageiros e bagagens. Essas relações de peso são importantíssimas para o cálculo de combustível e programação do FMC. A programação do FMC requer um capítulo á parte e mais detalhado, mas o cálculo de combustível posso explicar agora. O cálculo do combustível parece complicado de se fazer, mas quando você aprende se torna fácil. Basta calcular, tendo em mãos o consumo da aeronave em questão, a quantidade de combustível necessária para ir do aeródromo de partida até o de chegada mais 10%, mais o necessário para ir do aeródromo de chegada para o alternativo, e mais 30 minutos de vôo á velocidade de espera.

Fica mais ou menos assim: combustível = A>B + 10% A>B + B>C + 30 min.

Por exemplo: para um vôo Galeão>Congonhas, tendo aeroporto de alternativa Guarulhos, com um Boeing 737- 300, temos a informação, que gastamos aproximadamente 17000 libras de combustível para ir do Galeão para Congonhas, 500 libras para ir de Congonhas para Guarulhos e 3000 libras para a espera na alternativa. Então teremos: 17000+1700 (10%)+500+3000=22300 libras. Então precisamos de 22300 libras nesse vôo. Simples assim!No próprio pacote do PMDG e tb no Blog, temos o programa de Fuell do PMDG 737 e que poderá ser melhor explorado, ou ainda, um Video do meu Amigão Luiz Bolfer, que hoje mora nos EUA, é só procurar nos Marcadores, Manuais. Bom, espero que tenha ajudado.

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