quinta-feira, 5 de março de 2009

ACIONAMENTO DOS FLAPS, FREIOS, VELOCIDADES E SISTEMAS DE VOOS

Acionamento dos Flaps, Freios ou Spoilers, Velocidades e sistemas de Voos

Um assunto que a maioria das pessoas esquecem, mas que é importantíssimo. Assuntos como o funcionamento dos flaps, freios aerodinâmicos, mais conhecidos como spoilers, velocidade relativa, velocidade real, sistemas de vôo...E é sobre isso que vamos falar agora. Como já devem saber, a aeronave voa pela sustentação provocada pelo deslocamento de ar sobre as asas. Os flaps atuam justamente aí. Quando se estende os flaps, a superfície alar aumenta, além de o formato curvado para baixo no bordo de fuga das asas (a parte de trás das asas). Isso acarreta um aumento da sustentação da aeronave. Quando a aeronave perde a sustentação, ou seja, a velocidade dela é mais baixa do que o necessário para "empurrar" as asas para cima, dizemos que a aeronave entrou em Stall. Por exemplo: a velocidade aproximada em que um Boeing 737- 300 entra em Stall é de 140 nós. Quando você extende os flaps ao máximo, essa velocidade cai para aproximadamente 110 nós. E por falar em velocidade...Esse é o nosso próximo assunto. Muitas pessoas se equivocam á respeito dos diferentes tipos de velocidade. A Velocidade indicada (indicated airspeed), mostrada nos instrumentos como KIAS (Knots Indicated Air Speed - Velocidade indicada do ar em Nós) NÃO é a velocidade real. Ela leva em conta a velocidade do vento e a direção do vento. A Velocidade em relação ao solo, mostrada nos instrumentos como GS (Ground Speed), essa é a velocidade real do avião. Por exemplo: Sua aeronave está viajando à velocidade de 330 KIAS, com vento de 40 nós contra o avião. Sua GS é de 290 Nós, e essa é a sua velocidade real. E é importante ressaltar que a GS é a que conta como a velocidade para o limite das operações em solo, como taxi. Bom, estou voando numa boa...Mas estou na aproximação e estou rápido demais..E agora ?? O que eu faço ?? E é aí que entram em ação os spoilers, ou freios aerodinâmicos. Quando se abrem os spoilers, a superfície do spoiler causa um atrito com o ar, que reduz bruscamente a velocidade do avião. Outra dica importante é de que os trens de pouso reduzem bastante a velocidade. Logo assim que atingir a velocidade de restrição do uso dos trens de pouso, abaixe-os. Isso irá evitar o uso dos Spoilers e fará com que a velocidade da aeronave não aumente, o que atrapalharia imensamente o pouso.

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