Pessoal, colocando o mouse no video, vcs irão visualizar uma televisão, pois bem, ao lado dela tem uma seta apontando pro alto esquerda, clique nesta seta que irá ficar em Full Screen. Tenham paciência e deixem carregar os Buffering para poder assistir o video com tranquilidade. Para sair desta tela em Full Screen, clique na tecla ESC do seu teclado. Boa aula a todos.
A vaca e as mensagens do EICAS
Barbacena, agosto de 1966.
Barbacena, agosto de 1966.
Quando eu era menino em Barbacena, o “Cachimbinho”, professor de filosofia da EPCAR, começou sua aula com a parábola a seguir:
“A mulher entrou na curva com toda a prudência de uma motorista cuidadosa, respeitando a velocidade e rigorosamente em sua mão. Na direção contrária veio uma caminhonete que a obrigou a sair para o acostamento. Não satisfeito, o desafortunado motorista colocou a cara prá fora e gritou em auto e bom tom – VAAACA. A mulher ficou injuriada, além de mau motorista o FDP era também mal educado. Logo em seguida… ela atropelou uma vaca”.
A parábola do “Cachimbinho” visava explicar o que é paradigma. Com sua habitual eloqüência, passou a aula exemplificando, comentando e enfatizando que paradigmas são modelos, são matrizes, são a representação de um padrão.
Na aviação, como na parábola acima, muitas vezes escolhemos o modelo errado e acabamos chegando a soluções erradas. É como usar um mapa de São Paulo para achar um endereço no Rio de Janeiro. O mapa pode ser perfeito, mas o endereço não vai ser encontrado.
Muitas vezes ficamos presos a paradigmas decorrentes de nossa experiência anterior e não entendemos corretamente o que o fabricante quer nos comunicar.
Estou contando tudo isso para chamar a atenção sobre a necessidade de interpretarmos corretamente o uso dos manuais do fabricante e o significado dos termos neles utilizados (mais especificamente as palavras WARNING, CAUTION, ADVISORY e CREW AWARENESS). Se não seguirmos o padrão estabelecido pelo fabricante, podemos cometer erros e “atropelar a vaca”.
Vejam até o final, uma aula sobre os EMBRAER EJETs no Blog abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário