sábado, 22 de maio de 2010

CARTAS WAC - World Aeronautical Charts - CORREDORES VISUAIS



















Aprendendo a ler diversas informações em uma carta WAC:

Pra quem não sabe, WAC significa World Aeronautical Charts. É uma carta utilizada para planejamento dos voos visuais, traz informações como rodovias, estradas de ferro, o comprimento das pistas homologadas, se elas possuem iluminação, se são asfaltadas, a elevação, e outras diversas informações.

Acesse esta carta, ela servirá para nossa explicação.

Padronizada, a escala em cartas WAC é 1:1.000.000, isso quer dizer, a cada 1cm na carta, é 1 milhão de centímetros na vida real. Quer dizer, se você cortar os 5 zeros para conversão, teremos, a cada 1cm temos 10km na vida real.

Você pode notar aerodromos no interior dessa carta, analisando o desenho de uma circunferência com um traço no meio, o traço significa a pista, e a aproximada posição da pista.

Pegando o aerodromo de POÇO BRANCO, embaixo do nome temos o seguinte dado: 302 _ _ 10 . O “302″ significa que o aerodromo está a 302ft. O primeiro underline significa que o aerodromo não tem Iluminação noturna, se tivesse, teria um L, de LIGHTS. Já o segundo underline quer dizer que o aerodromo não é pavimentado, quando ele é pavimentado, tem a presença da letra H, se eu não me engano quer dizer Hard. O “10″ quer dizer que a pista tem 1000m de comprimento.

Aonde tem SBR-205 e uma área ao redor, contornada com AZUL, se trata de área restrita. SBR-205 significa Espaço Brasileiro Restrito, o 2 é de COMAR 2, e o 05 é a numeração do espaço. O espaço pode ser configurado como R, D ou P. R de Restrict, D de Dangerous e P de Prohibited
Perto de Bento Fernandes, você pode notar que tem um PONTO e do lado do ponto tem 584. Isso quer dizer que ali tem um obstáculo a essa altitude.
No centro da carta, tem dois dígitos, 1 e 8. Isso quer dizer que a altitude de segurança desse trecho é 1800ft. Digamos seria uma MSA, Minimum Safe Altitude.

Acho que não tem mais nada a ser adicionado que tenha importância. O site para que você possa conferir a WAC através dos mosaicos é esse. Ao entrar no site, basta clicar em Mosaico WAC, que ele abrirá uma janela, lá você clica aonde quer ver, e depois é só correr pro abraço.

Façam bom proveito, bons VFR. Só pra lembrar, se não estiver enganado, as configurações mínimas para um voo VFR são: teto de 1500ft, e visibilidade de 5000m. Essas informações podem ser conferidas no METAR.

Segue o link para que você possa consultar diversas cartas WAC do Brasil inteiro. Clique aqui

Um comentário:

  1. Pessoal,

    O website planodevoo.net permite visualizar todas as cartas WAC e ERC do território brasileiro de uma maneira inovadora.

    É gratuito e muito bom para planejar seu voo. Também mostra as condições meteorológicas da rota em tempo real.

    O endereço é www.planodevoo.net

    ResponderExcluir