domingo, 23 de agosto de 2009

INTERPRETANDO O METAR




Foto no PC com o programa Metar aberto e Codificado

Link para o programa, lá embaixo.

INTERPRETANDO O METAR

Como é feita designação de uma pista, mas como vou saber qual utilizar na hora do pouso?”
Fique calmo, tudo será tratado com o devido carinho. Vamos ao ponto: sempre é aconselhável pousar e decolar contra o vento, por motivos aerodinâmicos e manobrabilidade da aeronave.
Ok, e como vou saber de onde vem o vento?”
 
Aí que está, o METAR serve para esse fim, dentre as diversas informações que você encontra dentro de um METAR, está a intensidade e a proa do vento:


SBGR 171900 08009KT 9999 BKN025 FEW030TCU 28/16 Q1016


No METAR, nesse campo que está em negrito, é a indicação de proa e intensidade do vento, isso quer dizer, a proa que indica mostra, DE ONDE O VENTO VEM. Nesse exemplo, temos vento com proa de 080º e intensidade de 09kts.
Você já aprendeu a ver de onde vem o vento e a sua intensidade, agora você vai aprender a escolher a pista em uso, tomando como exemplo o aeroporto de Guarulhos (SBGR-SP-Brasil).


SBGR 171900 08009KT 9999 BKN025 FEW030TCU 28/16 Q1016


Digamos que esse METAR seja de Guarulhos(SBGR). Guarulhos possui as cabeceiras 09 e 27. Ao estar alinhado na 09, você estará apontando para a proa 090º, aproximadamente, e segundo o METAR, o vento está VINDO da proa 080º, logo você estará decolando contra o vento.
Agora se no mesmo caso, você estivesse na cabeceira 27, apontando para a proa 270º, aproximadamente, e vento de 080º, você estaria decolando a favor do vento.
Pode ser meio confuso, mas no começo é assim mesmo, eu aconselho a pegar um transferidor e fazer traços, digamos, você sabe que Guarulhos tem pista 09 e 27, e o vento está de 080º, no transferidor você vê qual proa está mais perto do 080º se é 090º, ou se é 270º.

Bom, continuando, vamos identificar a primeira parte de um METAR, que é a parte mais fácil do METAR. Então, vamos parar de enrolar e vamos ao que interessa.


SBRF 180100 13008KT 9999 SCT020 SCT070 28/25 Q1013

 
Vamos começar com a primeira palavra que começa no METAR, que é o indicativo de localidade, quer dizer, de onde é esse METAR.

Neste caso o ICAO SBRF - trata-se do Aeroporto Internacional de Guararapes - Gilberto Freire.



você pode conferir diversas localidades, organizados em ordem alfabética, vale apena.

SBRF 180100 13008KT 9999 SCT020 SCT070 28/25 Q1013

Já esses números significam: METAR confeccionado no dia 18, às 1ZULU. Pra quem não sabe, horário ZULU é aquele que considera o fuso horário. Digamos, Recife está a -3UTC, logo se aqui é 10h da manhã, serão 1300 UTC.
 

Você pode conferir os fusos horários no Brasil.

Pra achar horário UTC é simples: pegue o horário de Brasília e adicione 3 horas. Se estiver no horário de verão, só se adiciona 2h, e não 3.
Para todo e qualquer bom pouso, temos que saber a direção e a intensidade do vento. Não vamos falar sobre como se faz a escolha da pista em uso, pois esse assunto já foi tratado.
Pegando o mesmo METAR, teremos:


SBRF 180100 13008KT 9999 SCT020 SCT070 28/25 Q1013


Da parte em negrito do METAR temos: os três primeiros dígitos informando a proa do vento, de onde ele vem, e o restante indicando a velocidade.
A proa da qual o vento vem, pode ser representada de 001 até 360. A proa 000 será usada apenas quando a velocidade do vento for de 00KT, indicando vento calmo.
A proa do vento pode variar, se essa variação for mais de 60º será usada após essa parte grifada uma expressão como: 110V170; isso quer dizer que o vento está variando da proa 110º até a proa 170º.
Caso venha representada a palavra VRB, significa que o vento está variando muito de proa, podendo ou não ser incluido a parte da variação de proa.
Já na velocidade, teremos 08KT, indicando 8kts de velocidade. Essa representação pode ser usada até 99KTS, acima disso, se usa P99KT. Mostrando que a velocidade do vento é superior a 100kts.
Continuemos tomando como referência o METAR abaixo: A Visibilidade

 
SBRF 180100 13008KT 9999 SCT020 SCT070 28/25 Q1013


A visibilidade pode ser expressa em metros ou em milhas terrestres. Nesse METAR temos ela expressa em metros, no caso é: visibilidade maior que 10km. Quando temos 9999 significa isso.
A visibilidade pode estar expressa também como 5000 (5km), ou 6000(6km) e assim por diante.
Já em milhas terrestres, ela pode ser expressa como 6SM (6 milhas terrestres), ou 9SM, e assim por diante.

O METAR : Parte Nuvens ou Nebulosidade em um aerodromo.
 
SBRF 180100 13008KT 9999 SCT020 SCT070 28/25 Q1013

Nesse METAR temos nuvens esparsas a 2000ft, e outra camada de nuvens esparsas a 7000ft. Essa parte é a que requer mais cuidado e memorização, pois será uma tabela um tanto quanto perigosa que Você deverá estar atento.
 
Quanto as camadas, elas podem ser FEW (poucas nuvens, 1 a 2 oitavos), SCT (esparsas, 3 a 5 oitavos), BKN (nublado, 6 a 7 oitavos) ou OVC (Encoberto, 8 oitavos).

Quanto ao teto, é simplesmente a camada mais baixa que esteja entre BKN e OVC, quer dizer. Se tiver FEW010 BKN020… o teto no aerodromo é de 2000ft.
Se tivesse OVC005 BKN010 OVC030, o teto no aerodromo é de 500ft. E assim vai.

Agora o link para a tabela de condições meteorológicas.


O METAR : Temperaturas
 
SBRF 180100 13008KT 9999 SCT020 SCT070 28/25 Q1013

Primeiramente, tenha em mente que, essa é a parte das temperaturas. Os dois primeiros números indicam a temperatura atual. Os dois números precedidos pela barra indicam o ponto de orvalho.
Outro detalhe, o ponto de orvalho NUNCA será maior que a temperatura local, no máximo será igual.
Não tem muito o que explicar, apenas que, nesse METAR temos, temperatura de 28ºC e ponto de orvalho de 25ºC.


E quando for negativo, ele irá mostrar o “-”? Não! Ele irá mostrar M04, que significa -4ºC. E no mais é isso. Ah sim, quando o ponto de orvalho for igual a temperatura local, significa que o ar está saturado.


O METAR : Ajustes de QNH

SBRF 180100 13008KT 9999 SCT020 SCT070 28/25 Q1013

E chegamos a última parte de um METAR básico. Essa é sem dúvida a parte mais simples de um METAR. Quando você tiver Q1013, significa QNH no aerodromo de 1013. Se tivesse A2992, significa que o ajuste QNH seria em polegadas de mercúrio, e seria 29,92.

O A2992 é usado mais no exterior, no Brasil e na maioria, se não em todos os países da América Latina utilizam o Q1013, que traz a informação como Hecto Pascal.
Vamos colocar a teoria em prática agora. Vamos colocar alguns METARes e vamos “traduzí-los.”

SBRF 242300 08008KT 9999 SCT022 30/25 Q1010

Recife, dia 24, 2300Z, vento 080º com 08kts, visibilidade maior que 10km, esparsas a 2200ft, temperatura 30º, ponto de orvalho 25º, ajuste de altimetro 1010.

KLAX 241753Z 00000KT 10SM 19/M05 A3010

Los Angeles, dia 24, 1753Z, vento calmo, 10 milhas terrestres de visibilidade, 19º de temperatura, -05ºC ponto de orvalho, altimetro 20.10 em polegadas de mercúrio.

 
SBGR 242300 16006KT 9999 FEW013 BKN017 20/17 Q1016

Guarulhos, dia 24, 2300Z, vento 160º com 06kts, visibilidade maior que 10km, poucas nuvens a 1300ft, nublado a 1700ft, temperatura 20ºC, ponto de orvalho de 17ºC, altimetro 1016.


RJAA 242300Z 36010KT 9999 FEW010 SCT015 BKN020 09/07 Q1011

Narita, Japão, dia 24, 2300Z, vento com 260º com 10kts, visibilidade maior que 10km, poucas nuvens a 1000ft, esparsas a 1500ft, nublado a 2000ft, temperatura 09ºC, ponto de orvalho 07ºC, altimetro 1011.


SBFZ 242300 22003KT 9999 FEW015 SCT090 26/24 Q1009

Fortaleza, dia 24, 2300Z, vento 220º com 03kts, visibilidade maior que 10km, poucas nuvens a 1500ft, esparsas no FL090, temperatura 26ºC, ponto de orvalho de 24ºC, altimetro 1009.


KMIA 242253Z 09016KT 10SM SCT046 23/12 A3015

Miami, dia 24, 2253Z, vento 090º com 16kts, visibilidade de 10 milhas terrestres, esparsas a 4600ft, temperatura 23ºC, ponto de orvalho de 12ºC, altimetro 30.15 em polegadas de mercúrio.


SBBR 242300 33004KT 9999 FEW025 BKN100 22/19 Q1016

Brasília, dia 24, 2300Z, vento 330º, com 04kts, visibilidade maior que 10km, poucas nuvens a 2500ft, nublado no FL100, temperatura 22ºC, ponto de orvalho de 19ºC, altimetro 1016.


LINK do programa para Interpretar o Metar - apenas instale o executável no seu c:\ e depois abra o executável e use o programa para codificar o metar.


Bom, acredito que é isso, uma simples explicação e espero que tenham gostado em saber, sobre qual pista escolher para pouso e decolagem. Lembre-se isso é um explicativo BEM superficial, deve ao piloto competente e responsável, ir atrás de mais informações, mas para o básico, acho que esse tutorial serve.
 
Façam bom proveito dele, e tenham bons voos.
Blog do Paduim

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