segunda-feira, 13 de abril de 2009

GPWS

GPWS

Proporcionando Vôos Mais Seguros


O que significam estes avisos no GPWS ?


O GPWS (Ground Proximity Warning System, que não deve ser confundido com

GPS = Global Positioning System) em si é um sistema que existe usualmente nos jatos modernos que proporciona uma série de avisos sonoros quando em situações anormais e/ou perigosas próximas ao solo, além de fornecer chamadas de altitude na aproximação/pouso. Sua finalidade primordial é a prevenção de acidentes causados por CFIT (Controlled Flight Into Terrain).


Mensagens do GPWS:

Razão de descida excessiva:

“SINK RATE!”


Este alerta é armado próximo ao solo. Normalmente é ouvido nas aproximações. Quando acontece, deve-se reduzir a razão de descida o quanto antes, caso contrário é provável que ele também alerte “WHOOP WHOOP – PULL UP!”


Aproximação com o solo excessiva:

“TERRAIN! TERRAIN!”


Este alerta também é armado próximo ao solo, conforme a configuração da aeronave, velocidade, rádio-altura e razão de aproximação com o solo. É ouvido quando a razão de descida em relação ao solo está bastante elevada. Deve-se reduzir a razão de descida o mais rápido possível, caso contrário é provável que ele também alerte “WHOOP WHOOP – PULL UP!”


Perda de altitude após decolagem ou arremetida:

“DON’T SINK!”


Este alerta é armado após a decolagem ou na arremetida quando se recolhe o trem de pouso ou os flapes abaixo de determinada rádio-altura. Acontece quando se perde muita altura. Deve-se obter, então, razão de subida positiva o quanto antes. Ele é desarmado se o trem e flapes forem estendidos em configuração de pouso.


Altura não segura com trem de pouso não baixado e travado:

“TOO LOW TERRAIN!” / “TOO LOW GEAR!”


Este alerta é armado abaixo de determinada rádio-altura e trem de pouso não baixado e travado, conforme a velocidade da aeronave. Se acontecer deve-se subir para uma altitude de segurança e checar a configuração de pouso.


Altura não segura com flapes fora da configuração de pouso:

“TOO LOW TERRAIN!” / “TOO LOW FLAPS!”


Este alerta é armado abaixo de determinada rádio-altura e flapes fora da configuração de pouso, conforme a velocidade da aeronave. Se acontecer deve-se subir para uma altitude de segurança e checar a configuração de pouso.


Abaixo da rampa de planeio ideal de ILS:

“GLIDE SLOPE!”


Se ultrapassar determinado dot (no indicador de GS) abaixo da rampa de planeio ideal de uma aproximação ILS e estiver abaixo de determinada rádio-altura este alerta será ouvido. Deve-se então ficar atento à altitude e à razão de descida.



Ângulo de inclinação lateral excessivo:

“BANK ANGLE!”


Se ultrapassar determinado ângulo de rolamento (normalmente de 35 a 40 graus) este alerta será ouvido. Deve-se então ficar atento à atitude. Em geral, abaixo de 150 pés de altura o ângulo limite diminui progressivamente.



Chamadas de altura de rádio altímetro:


Serão ouvidas as seguintes chamadas em todas as aproximações (poderão ser ouvidas também, dependendo do sistema presente, as chamadas de 2500 pés

“TWENTY FIVE HUNDRED!” e 1000 pés “ONE THOUSAND!”):

“FIVE HUNDRED!” Cruzando 500 pés AGL

“TWO HUNDRED!” Cruzando 200 pés AGL

“ONE HUNDRED!” Cruzando 100 pés AGL

“FIFTY!” Cruzando 50 pés AGL (Normalmente a cabeceira)

“FOURTY!” Cruzando 40 pés AGL

“THIRTY!” Cruzando 30 pés AGL

“TWENTY!” Cruzando 20 pés AGL (Normalmente o arredondamento)

“TEN!” Cruzando 10 pés AGL



Chamada de altura de decisão (DH):

“MINIMUMS! MINIMUMS!”


Na aproximação final, quando a altura de decisão pré-selecionada é atingida se ouve o alerta “MINIMUMS! MINIMUMS!”. Após este ponto, caso não se tenha visão da pista/luzes de aproximação ou não se esteja com o avião estabilizado para a aterrissagem deve-se arremeter. Dependendo do sistema presente, antes de a DH ser atingida é ouvido o alerta “APPROACHING MINIMUMS!”.


Advertência de tesoura de vento (windshear):

“WINDSHEAR! WINDSHEAR! WINDSHEAR!”


Este alerta é armado abaixo de determinada rádio-altura e acontece quando se encontra uma windshear de performance decrescente. Quando é ouvido deve-se imediatamente acelerar levando as manetes até o batente, manter a configuração atual da aeronave e procurar o melhor ângulo de arfagem com o fim de obter máxima razão de subida positiva, ou ao menos manter a altitude atual.


Texto revisado, AUTORIZADO, publicado anteriormente na AeroVirtual.

por Wanthuyr Zanotti Filho

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Rio de Janeiro - Brasil

Um comentário:

  1. Bem legal este tutorial. Post mais desses artigos, é super instrutivo.
    Abraços.

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