quinta-feira, 5 de março de 2009

PROGRAMANDO O FMC

Programando o FMC

Vamos dar uma ajudinha na programação do famoso FMC... Vou instruir a programar o FMC, dos BOEING. Antes de começar, vou explicar um pouco sobre os métodos de navegação.

Temos 4 tipos de descidas:

Bravo - Aproximação por radar

Charlie - ILS

Delta - VOR, VOR/DME

Echo - NDB

A aproximação por radar é a mais precisa, exemplo: sendo utilizada pra pouso em porta-aviões. A Descida por ILS (Instruments Landing System-Sistema de Pouso por Instrumentos) é a mais utilizada para pousos, em que a aeronave pousa pelos sistemas de instrumentos das aeronaves e equipamentos instalados no solo dos aeródromos. A descida por VOR/NDB é a aproximação visual de não precisão. Bom, o FMC não faz nada além de gerar um plano de vôo por meio de Transições, Saídas e Chegadas as famosas SIDs e STARs, armazenadas no sistema do computador da aeronave. E o que são as SIDs e as STARs ? São apenas rotas pré definidas para sair e entrar no campo de navegação do aeródromo.

Agora vamos programar o FMC. Na tela inicial do FMC, no canto inferior direito da tela, terá a opção de ir para a janela "INIT POS", que é a posição em que a aeronave se encontra. Lá, coloque o ICAO do aeródromo de saída. Após esse passo, toda vez que preencher a página, o botão "EXEC" irá acender. Clique nele , ele vai se apagar. Vá para a página "ROUTE", também no canto inferior direito da tela. Nessa janela, coloque o aeródromo de saída e o aeródromo de chegada. Feito isso, clique no botão "DEP ARR". É, aí que selecionamos as saídas, chegadas e transições para a navegação. Selecione a saída, a chegada e as transições das saídas e das chegadas conforme a carta de vôo. Você só seleciona uma transição para a saída e outra para a chegada, o FMC seleciona automaticamente as outras. Após selecionadas as SIDs, STARs e Transições, clique no botão "INIT REF". Nessa janela, você fornecerá todos os dados com relação ao vôo, como ZFW ou GW, altitude de cruzeiro e COST INDEX. O COST INDEX é o índice de inércia da aeronave. Isso varia de modelo pra modelo. O padrão para a família 737, por exemplo, é 30. Após preencher a tela "INIT REF" e apagar o "EXEC", vai aparecer no canto direito inferior "N1 Limit", clique ali, e então, no mesmo lugar, vai aparecer "TAKEOFF". Clique nele e entre na página. Configure os Flaps, e o FMC dará a V1, Vr e a V2. Vá no seletor de velocidade do MCP Speed (painel da aeronave) e coloque a V2+20 nós. Volte para o FMC, clique no botão "LEGS" e elimine as descontinuidades da rota (route discontinuity). Feito isso, vá para o painel da Aeronave novamente, coloque no seletor de altitude, a altitude de transição conforme carta de saída, ou informação dada pela torre ou até mesmo, se não houver a restrição e estiver liberado, coloque a de cruzeiro. Após isso, ligue o "LNAV", o "FD" e o "AT", que é o Auto Throttle. Ele controla a velocidade da aeronave. Pronto! Agora é só taxiar e decolar...Hehehehe, calma vou explicar outros detalhes da aeronave muito importante, antes de sair decolando.

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