segunda-feira, 30 de março de 2009

PREENCHIMENTOS DO ATIS


INTERNATIONAL VIRTUAL AVIATION ORGANISATION
DIVISÃO BRASILEIRA
DEPARTAMENTO DE OPERAÇÕES DE CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO


ASSUNTO: Preenchimento do ATIS.

OBJETIVO
PADRONIZAR a forma de serviço prestado aos aeronavegantes da IVAO sobre a posição de controle, tal como da informação aeroportuária real. A qualidade do serviço será aumentada, pois, a todo instante, o controlador de tráfego aéreo virtual (CTAv) deverá consultar as publicações aeronáuticas e produzirá as respectivas informações de forma clara, concisa e precisa


CAPÍTULO I – O ATIS


a. Conceito


O ATIS (Automatic Terminal Information Service), ou Serviço Automático de Informação de Terminal, visa informar aos aeronavegantes sobre as condições climáticas de uma região aeroportuária (vento, visibilidade, camadas de nuvens e etc.), sobre os procedimentos aeronáuticos a serem seguidos e também das restrições inerentes ao vôo e à segurança da Terminal (TMA).

No ambiente da simulação, na IVAO, teremos ainda o acréscimo do nome da posição de controle expressa por extenso.

b. Aplicação na IVAO

Antes da partida ou chegada a um aeroporto, os pilotos querem receber as últimas informações operacionais do aeroporto (pista em uso, taxiways fechadas, procedimento final...), e também das condições meteorológicas mais recentes (direção e velocidade do vento, camada de nuvens...). Para evitar que a freqüência primária do controlador fique congestionada de questionamentos feitos pelos pilotos sobre as reais condições da TMA e/ou aeroporto, tudo isso é disponibilizado através do ATIS.


Na vida real, nos aeroportos onde é instalada uma freqüência ATIS, as informações são transmitidas continuadamente por uma freqüência VHF – gravação humana –, tendo sua atualização realizada sempre de hora em hora ou quando as condições e/informações forem alteradas de forma repentina. Entretanto, os Centros de Controle de Área (ACC – Area Control Center) e Defesa Área não têm ATIS.

Retornando à simulação, a transmissão do ATIS será realizada por texto automático, a qual aparecerá no IvAp do piloto quando ele realizar o ajuste da freqüência primária do controle.


CAPÍTULO II – O PREENCHIMENTO

a. A Padronização

A partir da publicação da Orientação Operacional – Preenchimento ATIS, será cobrado em exames e durante a conexão a todos os usuários que venham controlar no espaço aéreo brasileiro. Todo o Nome de Estação (ATC Position) será escrito em inglês, por extenso.

ACC (Centro de Controle de Área – CTR)SBCW: Curitiba CenterSBBS: Brasilia CenterSBRE: Recife CenterSBAZ: Amazonico CenterSBAO: Atlantico Center

APP (Controle de Aproximação – APP)
SBWP: Palegre Approach Control
SBWH: Belo Horizonte Approach Control
SBWJ: Rio Approach Control
SBWN: Manaus Approach Control
SBXP: São Paulo Approach Control

TWR (Torre de Controle – TWR)
SBPA: Palegre Tower
SBBH: Belo Horizonte Tower
SBRJ: Rio Tower
SBEG: Eduardo Gomes Tower
SBSP: São Paulo Tower

GND (Controle de Solo – GND)
SBPA: Palegre Ground
SBBH: Belo Horizonte Ground
SBRJ: Rio Ground
SBEG: Eduardo Gomes Ground
SBSP: São Paulo Ground

DEL (Tráfego – DEL)
SBSP: São Paulo Clearance Delivery
SBRJ: Rio Clearance Delivery

RADIO
SBCX: Caxias Radio
SBTR: Torres Radio
SBUG: Uruguaiana Radio

EPTA (Estação Permissionária)
SSBN: Rio Grande do Sul - ETPA

Em caso de divisão por setor, não haverá inclusão de qualquer termo ao ATC Position, justo que o indicativo de chamada será sempre o mesmo.

APP (Controle de Aproximação – APP)

→ TMA Rio, TMA São Paulo e TMA Belo Horizonte:

a. SBWJ (TMA Rio):
ATC Position: Rio Approach Control
TMA ATIS: HABILITADO
TA/TL: conforme AIP e cálculo para TL
Remarks (RMK) – exemplo: informar somente SBGL e SBRJ.
SBGL T-10 / L-15 (ILS Z) SBRJ T-20L / L-20L (VOR/NDB/DME)

b. SBXP (TMA São Paulo):
ATC Position: São Paulo Approach Control
TMA ATIS: HABILITADO
TA/TL: conforme AIP e cálculo para TL
Remarks (RMK) – exemplo: informar somente SBGR, SBSP e SBKP.
SBGR T-09L / L-09R (C2) SBSP T-17R / L-17R (H1) SBKP T-15 / L-15 (ILS Z)

c. SBWH (TMA Belo Horizonte):
ATC Position: Belo Horizonte Approach Control
TMA ATIS: HABILITADO
TA/TL: conforme AIP e cálculo para TL
Remarks (RMK) – exemplo: informar somente SBCF e SBBH.
SBCF T-16 / L-16 (ILS Z) SBBH T-13 / L-13 (VOR/DME)

→ Outras TMA:
ATC Position: nome que consta na AIP + Approach Control
TMA ATIS: DESABILITADO
METAR Station: ICAO do principal aeroporto
Take-off: PISTA
Landing: PISTA (IAC)
Exemplo: METAR Station: SBPA
Take-off: 29
Landing: 29 (VOR/DME Z)
SBWP_APP: Palegre Approach Control
SBXF_APP: Florianópolis Approach Control
SBWF_APP: Recife Approach Control
Remarks (RMK): em branco. Salvo orientação sobre NOTAM ativa e informada pela respectiva FIR.

As posições TWR (Torre), GND (Solo) e DEL (Tráfego) permanecem sem alterações, respeitando o que é apresentado na AIP.
Exemplo:SBSPSBSP_TWR: São Paulo Tower
SBSP_GND: São Paulo Ground
SBSP_DEL: São Paulo Clearance Delivery

TODAS AS ALTERAÇÕES CUMPREM COM O QUE INSTRUI A ICA 100-12, PUBLICAÇÃO OFICIAL DO COMANDO DA AERONÁUTICA.
Ler ICA 100-12: item 15.15 (Indicativo de chamada dos Órgãos ATS)
15.15 INDICATIVOS DE CHAMADA DOS ÓRGÃOS ATS

Deverão ser utilizados os indicativos de chamada, a seguir especificados, seguidos do nome da localidade, para indicar o órgão ATS ou posição operacional, envolvido nas comunicações radiotelefônicas da localidade em causa.
Centro de Controle de Área CENTRO (nome) (name) CENTER
Controle de Aproximação CONTROLE (nome) (name) APPROACH CONTROL
Torre de Controle TORRE (nome) (name) TOWER
Estação Aeronáutica RÁDIO (nome) (name) RADIO
Estação Radiogoniométrica (DF) RECALADA (nome) (name) HOMER
Controle de Solo SOLO (nome) (name) GROUND
Autorização de Tráfego TRÁFEGO (nome) (name) CLEARANCE DELIVERY

CENTRO: _CTR
CONTROLE: _APP
TORRE: _TWR
SOLO: _GND
TRÁFEGO: _DEL
RADIO: _R_TWR
ESTAÇÃO PERMISSIONÁRIA (ETPA): _INF_TWR (válido somente para SSBN_INF_TWR)

QUALQUER ALTERAÇÃO SERÁ REPORTADA E DIFUNDIDA A TODOS.

VICTOR ANDRADE
Instrutor de Controle de Tráfego Aéreo – IVAO HQ
ID166549

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